Skip to content

O sorriso de Kafka

12/02/2012

Morador de rua é condenado à prisão domiciliar por furto em São Paulo (G1 – 10/02/2012)

O século XX foi pródigo em teorizar Trabalho, Direito e Capital para tentar entender o sistema que envolve trabalhadores, dominação e poder. Em um período em que a sociedade era dicotomicamente dividida em patrões e empregados, as coisas se apresentavam óbvias, ao ponto de se acreditar em revoluções geridas pelo povo, o Povo, que não era patrão. Na posição de colunas entre a base e o topo, um movimento de pessoas que detinha força de trabalho e razoável poder de consumo. O retrato da ideal sociedade capitalista, que encontrava no fascismo um sistema default.

O sujeito nasce, pode mudar sua fonte, a cor, a formatação o que quiser, mas a classe média sempre traz consigo o arraigado conceito de que a Lei só serve pra protegê-la do que lhe parece diferente. O Direito só alcança as minorias quando o prejuízo da omissão legislativa os atinge de forma significativa. Foi assim no regime militar dos anos 60, foi assim com os direitos da mulher, dos homossexuais, dos idosos…

Ao raiar dos anos seguintes, após extremo excesso de sangue e censura, aparentemente a democracia prevaleceu como o regime menos cruel, transformando-se em um fascismo tolerável. A Lei garante segurança pública para o cidadão percorrer tranquilas as ruas de sua cidade.

A melhor leitura do século XX foi de Kafka. Ele se foi, mas notícias como essas são tão comuns, impossíveis de se indignar. No máximo, merecem um sorriso de sarcasmo, para demonstrar o quanto toleramos a incompletude da Lei. Nem na França.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 12/02/2012 15:21

    De um bate papo com a Ana (http://cantandonotoro.blogspot.com/)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s