Skip to content

Literatura de primeira

27/01/2011

E-mail do leitor Fernando Brito. Ajudou-me bastante a entender o “Toupeira”. Fiquem à vontade para escrever suas críticas e comentários sobre o livro. Não se esqueça de colocar junto ao texto seu nome, cidade/Estado, profissão e a autorização para publicá-lo aqui.

Em regra desconfio dos comentários de apresentação que se estampa nas capas; mas neste caso as palavras do Marçal Aquino não foram de graça. O ritmo do livro realmente é excelente. Os muitos capítulos curtos são ideais para uma história com tantos “personagens”.

Fiquei muito curioso sobre como foi sua pesquisa. Os passos e pensamentos dos criminosos são tão detalhados que parecem fruto de uma boa imaginação, mas realmente não dá para saber. Você preencheu as lacunas tão bem quanto a própria realidade poderia ter feito.

A viagem de Zé Charles e Francisco no caminhão cegonha, por exemplo, é literatura de primeira.

Acho que é inexato o livro ser vendido apenas como a história do maior furto a banco do Brasil. Ele é bem mais que um “Ocean´s Eleven”. Trata-se de uma obra que mostra de forma corajosa o nível assustador de organização do crime (de todos os lados). Espero, sinceramente, que Toupeira seja muito lido – e não torço por isso apenas pelo seu sucesso, Roger, mas também porque é do tipo de leitura que poderá enriquecer muito a consciência dos leitores.

Aliás, confesso que não me interessaria por lê-lo se não tivesse sido escrito por você, uma vez que acreditava que apenas descrevia em detalhes o furto em si. Agora, fico satisfeito por ter lido algo que modificou minhas impressões sobre a sociedade. Ademais, apesar do livro estar ótimo, sinto que ainda não é o melhor da sua carreira.

Vou ler Ponto Quarenta e acompanhar de perto os próximos. Por sorte, você é novo e ainda tem muito o que produzir.

Ah, alguém já te encheu o saco por ter “glamourizado a criminalidade”? Se não, vai se preparando…

Fernando de Brito Garcia, Advogado, Campinas/SP.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Moreira Neto permalink
    31/01/2011 10:00

    Olá, Roger.

    Essa é minha primeira visita ao seu blog, e foi indicação do Eduardo, do Caso de Polícia, que falou sobre o lançamento do seu livro.

    Eu gosto muito de histórias policiais, sejam fictícias, sejam verdadeiras, então, já reservei seu livro na Cultura e espero estar com ele no final de semana.

    Sim, e o blog também é muito bem escrito, organizado. Está de parabéns.
    Não sou policial, mas estou, aos poucos, conhecendo a blogosfera policial e estou gostando muito.

    Grande abraço,

    Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s